Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo

Os controles longa distância já estão há uns 10 anos no mercado de som automotivo brasileiro, e têm proporcionado muita praticidade aos apaixonados por som automotivo.

Hoje vou dar algumas dicas para vocês de como escolher o melhor controle longa distância para seu sistema, mostrando as diferenças entre os modelos mais utilizados.

E para isso acontecer, precisamos inicialmente de algumas informações básicas.

Um ponto extremamente importante, é saber se seu player suporta um controle longa distancia e se o controle, vai ou não vai trocar as funções nos comandos.

Meu player é compatível com um controle Longa Distância?

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 1

No primeiro ponto, onde vale ressaltar que: quase todos os modelos de controles longa distância só vão funcionar se o player tiver o controle original.

Isso acontece, pois, esses modelos de players possuem um leitor (leitor IR) na frente do player, que identifica o sinal do controle. Sem o controle original, as fabricantes não colocam o leitor na frente, e logo, não tem como ele ler os comandos do controle.

No mercado, o único modelo que não funciona desta forma e não precisa do player ter controle vindo de fábrica, é o modelo RED Line da JFA, onde ele pode fazer o controle do player via entrada P2 com Leitor WR (na parte traseira, geralmente casa com grande parte dos aparelhos Pionners no mercado), ou interface resistiva (multimídias com entrada resistiva).

Cada um possui vantagens e desvantagens, nas quais vamos mostrar mais a frente.

Após verificar isso, terá que ver se há compatibilidade do controle com o próprio player, de maneira resumida, será quando você apertar o volume + e ele realmente aumentar o volume, e não trocar de pasta ou realizar outra função que não seja a correspondente.

Onde podemos separar os modelos por dois tipos:

  • Os Controles que possuem apenas modelos especificações de players configurados em sua memória;
  • Controles que além da memória, têm a função de aprender os comandos.
Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 2

Os modelos com modo memória, precisam ter em seu manual, a informação de configuração do modelo exato do seu player para configuração. Geralmente vêm configurados para modelos pioneer, os mais comuns, além disso, contam com vários modelos em sua memória para configuração.

Porém, além dessas características, os modelos que também contam com o modo aprender, possuem uma compatibilidade maior ainda maior de players, possibilita até controlar caixa de som residenciais e tvs, pois, a partir do controle original, ele consegue copiar os comandos.

Principais Características dos controles longa distância

  • Todos acompanham um cordão para utilizar junto com o controle, evitando perdas e quedas;
  • Grande parte dos modelos, possuem suas centrais alimentadas via 12v, possuindo baixo consumo, pode ser instalada no carro, diretamente em uma bateria ou fonte, ou até com uma bateria/pilha A23 12v, comum de alarme que é facilmente encontrada;

Além disso, vale um adendo antes de comprar seu controle.

Qual a distância máxima de um controle longa distância? Som Automotivo

Cada controle, possui um alcance máximo informado em metros que varia de 100 à 1200 metros, porém esses valores são baseados em medições em área aberta, sem a própria interferência da estrutura do carro.

Além disso, não há uma padronização nessa medição, podendo haver grandes variações em marcas diferentes.

Com isso, não recomendamos tomar a decisão com base no valor em distância máxima informada pela fabricante. Na prática, após a instalação, os controles devem funcionar bem até em algo em torno de 20 à 50 metros.

No mercado, temos 3 marcas que tem seus controles mais comercializados.

JFA

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 3

Uma marca que começou a crescer no mercado de som com ajuda desse segmento, foi a JFA, foi um dos primeiros a serem lançados.

Com o passar do tempo o controle evoluiu e JFA atualmente possui 3 opções de controle longa distância para som automotivo, 1 modelo de controle no volante e um controle de suspensão a ar.

Os modelos longa distância possuem o mesmo design, sendo bem compactos, feitos em abs de alta resistência, contam com pequenas partes laterais em silicone para melhorar a pegada e os novos modelos possuem novas teclas de silicone em relevo, sem precisar de tinta para marcação dos comandos, eliminam as hipóteses de desaparecimentos das informações dos comandos.

Cada um possui 8 teclas/botões com 5 comandos padronizados, como volume, troca de música, pasta, play/pause, liga desliga e troca de função no aparelho.

Uma das vantagens, é que o cliente pode combinar a compra com o controle de volante e o de longa distância.

Isso faz com que a JFA consiga vender também os controles separadamente e traz duas vantagens como:

  • Se você compra o de volante, consegue cadastrar na mesma central o de mão, economizando dinheiro e espaço na instalação;
  • Se você perder o controle, consegue gastar um pouco menos que em relação ao kit completo com outra central

Uma das suas desvantagens, é que pela sua grande utilização no mercado, os clientes já sabem de alguns problemas que podem ocorrer no controle, a principal relatada é sobre falhas/defeitos em botões que tem suas funções trocadas ou param de funcionar.

Alguns clientes que compram pela primeira vez, também reclamam do valor exagerado informado da distância dos controles.

Para tentar auxiliar quem já tem esses tips de problemas, em qualquer controle, de qualquer marca, é recomendado:

  • Não instalar o controle no fio remoto do rádio;
  • Instalar a unidade receptora distante pelo menos 50 cm da central de alarmes ou do módulo da injeção eletrônica.
  • Recomenda-se instalar o receptor no porta-malas e o emissor de infra-vermelho no centro do vidro traseiro apontando para a frente do “CD Player”.
  • Para maior alcance deve-se manter a antena esticada e em local que seja visual e distante da lataria do carro.

Suas centrais possuem ótimo design e sua teclas combinam facilidade de toque e segurança contra esbarrões no porta-malas para não desconfigurar o controle.

Controle Longa Distância JFA K1200

Atualmente um dos modelos principais da marca é o modelo K1200 e possui como características,

  • modo memoria e modo aprender;
  • possui 5 combinações de cores;
  • BAteria CR2032
  • suporta até 2 controles de longa distância ou 1 longa mais um de volante.

Controle Longa Distância JFA K600

O modelo K600, tem o mesmo design e 10 opções de cores, e com combinações mais chamativas.

Segundo a fabricante, seu modo memória é mais completo, com mais de 220 aparelhos cadastrados na memória, mas não possuem o modo aprender e também tem menor alcance.

  • Modo memoria;
  • possui 8 combinações de cores
  • bateria CR2032
  • suporta até 2 controles de longa distância ou 1 longa mais um de volante.
Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 4

Controle de Volante JFA RF

O controle JFA RF é uma solução para veículos que não possuem o controle de volante.

Porém, funciona da mesma forma de um controle longa distância, ou seja, ainda é necessário que seu player acompanhe o controle original para possuir o leitor IR frontal.

Com design ultrafino, é facilmente instalado, conta com 6 botões com 4 funções básicas, como Volume, troca de música, pausa ou mute, e liga/desliga mudança de função.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 5

Possui o modo memória e aprender, assim como o modelo K1200 da JFA.

Porém, além do controle ser diferente em seu design, sua alimentação se diferente também, é feita com uma bateria A23 12v, invés de ser de lithium CR2032 de 3v.

O que pode ter variações com relação ao consumo.

Controle Longa Distância JFA RED LINE

Outro modelo que possui o controle com alimentação com pilha A23 12v, é o modelo RED LINE.

Mas o principal diferencial do modelo, como dito no começo do vídeo, é que ele faz o controle do player via entrada P2 com Leitor WR na parte traseira, geralmente encontrados em alguns modelos da pioneer, ou via interfase resistiva, servindo também para multimídias com essa entrada, onde vale ressaltar, que não são todos os players quer possuem essas características, por isso, deve ter atenção na hora da compra.

Se o seu player tiver, é uma ótima opção, pois elimina a necessidade de ter um sensor infravermelho apontado para o player. Dessa forma, conforme a JFA, garante uma melhor comunicação entre aparelhos, pois evita problemas de comunicação com possíveis interferências, quando, por exemplo, algo fica na frente do infravermelho, ou quando bate sol na frente do leitor e há maior dificuldade do leitor identificar o sinal.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 6

 Pontos do Red Line:

  • Modo aprender e memória idênticos ao K1200;
  • Mesmas funções dos controles JFA, porém algumas multimídias, podem não aprender a função trocas de pastas.
  • Possui somente uma opção de Cor;
  • Seu controle não é vendido separadamente, mas se consegue configurar outros controles da JFA, caso perca, e conseguira controlar normalmente o player, ou seja, somente não terá a mesma cor do original.

Por já er algum tempo no mercado, alguns problemas citados são em relação aos botãos de volume, que quando é feito o toque longo, pode trocar de pasta.

Uma recomendação, é:

  • Não faça a instalação do fio terra/negativo da central, pois alguns players entram em conflito com o aterramento do pino p2;
  • Atenção na instalação do JFa red line, é no seu plugue, ao encaixa na parte traseira do rádio e ela ficar de alguma forma com mau contato, seja por deixar o cabo esticado, central se mexendo ou pressionada pelo painel.
  • Não se recomenda instalar a central no painel, pois terá menor alcance.

Taramps

A taramps foi uma das últimas entra no segmento de controles, e teve seu primeiro produto, um design bem estranho.

Porém, com a chegada da linha de alarmes que atualmente é muito forte, a marca trouxe algumas tecnologias que melhoram muito os controles, onde por muitos é considerado o mais durável.

Controle Longa Distância Taramps TLC3000

Uma dos grandes diferenciais do modelo TLC3000 da taramps é seu tamanho bem fino e botões em teclas macias, com uma única “borracha” para todos os comandos, ele é se sai melhor quando colocado no bolso onde dificilmente se aciona acidentalmente as teclas, além de ter maior proteção contra a umidade e suor da própria mão até e respingos de água, assim como os alarmes comuns de carros melhorando sua durabilidade principalmente ao ser utilizado em festas com piscinas, etc.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 7

Possui uma capa em silicone, de ótima qualidade, onde as 8 opções de cores são bem fortes.

Clientes tambem, relatam uma alta confiabilidade das teclas e sinal, contando com baixo retorno de garantia em lojas.

  • 8 teclas físicas que podem ser gravadas até 2 funções em cada com toque curto ou longo, totalizando 16.
  • Capa em silicone
  • Suporta até 3 controles
  • Bateria CR2032
  • Modo memoria e aprender

Suas desvantagens ficam por conta de:

  • Apesar se ser difícil, suas teclas podem desgastar e sair a indicação do comando.
  • Existe um modelo vendo sem capa de silicone, e como não tem parafuso para fechar o controle, entrega um pouco menos de robustez em quedas e maior facilidade de entrar umidade na parte de junção.
  • Não possui parafuso para fechar o controle, proporcionando menor robustez.
  • Os botões na central são mais complicados de serem acessados, caso precise configurar.

Controle Taramps Longa Distância USB Connect Control

Um modelo de controle inovou no segmento, foi o modelo USB Connect Control.

O controle tem as mesmas características que o modelo TLC3000, porém o diferencial está em sua base.

Ela é alimentada via USB, e envia o sinal diretamente dela, facilitando muito a instalação em player com saída USB frontal e possibilitando várias aplicações.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 8

Mas lembrando, que o controle é somente alimentado pela porta USB, não comanda por ela, logo o player ainda precisa ter o leitor IR, e a base precisa ficar posicionada corretamente para a leitura dos comandos.

Ela possui ainda uma saída USB traseira para o pen drive, para não eliminar a saída do player.

Um cuidado que deve ter, é que a base e pen drive ficam bem expostos no painel, precisando ter maior atenção em esbarroes para não danificar a central, sendo recomendável a utilização com pen drives do tipo nano.

Outro ponto importante, é que se o player não tiver a saída frontal, será necessário um extensor USB da porta traseira, de deixa-lá posicionada corretamente para a frente do player, o que pode não ser muito vantajoso.

  • 8 teclas físicas que podem ser gravadas até 2 funções em cada com toque curto ou longo, totalizando 16.
  • Capa em silicone
  • Suporta até 3 controles
  • Bateria CR2032
  • Modo memoria e aprender

Stetsom

A Stetsom é uma fabricante que ajudou a evoluir o mercado de controles, sendo a primeira a trazer a capa de silicone para proteger contra quedas.

Controle Longa Distância Stetsom Alcance Controle SX2

Começou com o modelo SX Alcance control e depois trouxe a sua evolução, o SX2.

São 9 teclas com um destaque para a tecla de liga/desliga e a vantagem da função second, já configuradas com dupla função, sendo acessada por uma tecla no próprio controle, possibilitando as teclas como enter, esc…

Além disso, sua robustez é muito grande, além do seu design feito para suportar fortes pancadas e quedas, possui fechamento com parafuso, que juntamente com a capa de silicone garante alta resistência ao produto.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 9

Vale destacar também, a capacidade da central de suportar até 16 controles.

  • Conta om capa em silicone com 6 opções de cores;
  • Até 16 controles;
  • Bateria CR2032;
  • Tecnologia Anti-Cópia reduzindo ao máximo as interferências externas (FSK);
  • Indicador de bateria fraca no Controle e na Central;
  • Modo Econômico Inteligente.

Uma das suas desvantagens ficam em relação:

  • Ao seu tamanho, maior;
  • Conta com capas em silicone com cores menos vivas e com menor atenção no acabamento;
  • Suas teclas são duras em ABS e bem expostas, que podem mais facilmente ser acionadas acidentalmente ao guardar o controle no bolso, por exemplo, além das indicações das funções se apagarem;
  • A configuração da central é feita por botoes que ficam na parte de trás, onde se perde o acesso ao instalar em um porta módulos, proporcionando menor praticidade.

O modelo é um dos queridinhos do mercado, também possui boa confiabilidade e ótimo alcance, por isso está à venda ate hoje.

Mas, a Stetsom também ficou atenta ao feedback dos clientes, e por isso trouxe um modelo mais novo.

Controle Longa Distancia SX2 Light

SX 2 Light, é um modelo mais novo, contando com novo design, mais compacto e moderno, mas mantendo as 9 teclas e a capa em silicone, com 6 opções de cores.

A função second, deu lugar a função ATT, que combina uma sequência de comandos de volume -, diminuindo a intensidade do som rapidamente.

Também possui nova central, também mais compacta, combina o fácil acesso e manuseio com ótima segurança contra esbarroes no porta-malas.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 10

Porém, apesar de de conter mais de 90% dos modelos de players pre-definidos no modo memória, uma desvantagem em relação ao modelo SX2 anterior, é que não possui o modo aprender, por isso, é bom ficar atendo no manual do produto.

  • Tem a função de bloqueio de teclado, evitando toques acidentais;
  • Tecla ATT;
  • Capa em silicone;
  • Até 8 controles;
  • Modo Econômico;
  • Bateria CR2032;
  • Indicador de bateria fraca;
  • Tecnologia Anti-Cópia reduzindo ao máximo as interferências externas (FSK).

Controle Stetsom SX Universal

A fabricante ainda tem o modelo SX Universal, o último modelo lançado pela Stetsom, focando em características mais importantes e utilizadas, ele combina a grande compatibilidade com os players (possuindo o modo memória e o aprender), confiabilidade e ótima relação custo benefício do produto.

Possui 6 opções de cores no controle, mas sem capa de silicone; com 8 teclas e sem as funções second ou att, dos modelos anteriores.

Possui ótimo tamanho e design bem robusto, e sua central também é nova e possui fácil utilização dos botões.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 11

Uma das desvantagens ainda ficam por conta das indicações nos botões, que como nos SX2 e SX2 light, pode sair.

O modelo também não possui parafuso para fechar o controle, mas é bem mais difícil de se abrir em quedas, graças a uma guarnição entre a parte frontal e traseira, porém um pouco mais complicado para se fechar corretamente ao trocar a bateria.

  • Tecnologia Anti-Cópia;
  • Permite configurar 2 controles em uma única central;
  • Contém vários modelos de aparelhos pré-definidos na memória;
  • Função “Aprender”;
  • Bateria CR2032;
  • Modo Econômico Inteligente.

AJK Sound

Outra marca que agora aposta no seguimento é a AJK.

Chegando com o seu primeiro modelo de controle longa distância, a marca referencia em iluminação no setor, traz também algumas novidades para seu controle SMART Control.

Vendido em um kit, o grande diferencial do modelo é que reúne em um único produto: voltímetro, controle e strobo.

Proporcionando ótima relação custo-benefício e uma instalação mais limpa no porta módulos.

Possui os traicionais modos memória e aprender, trazendo também recursos inovadores como a função “Limiter” e o “Botão LEDs”.

O controle possui ótimo design, conta com capa em silicone removível de cor cinza para melhor pegada e 9 botões em ABS com indicações em relevo.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 12

Apesar de não ser tão compacto, as teclas em black piano são rentes a carcaça, o que dificulta o acionamento no bolso.

A central do controle tem corpo com acabamento em acrílico com ótimo design e permite o cadastramento de até 3 controles.

A central como gerenciador dos leds, traz a opção de fazer a instalação de até 50 faróis, e também funciona com fitas led.

Possui 5 efeitos diferentes, e conta com uma saída pulse, que permite controlar também uma central rítimica AJK, vendida separadamente e que aumenta a capacidade de efeitos.

Seu display integrado funciona como voltímetro e também auxiliar em outras informações de funcionamento, como bateria fraca e o ajuste do limiter de volume do player. Além disso, também possui o modo economia de bateria.

  • Permite configurar 3 controles em uma única central;
  • Contém vários modelos de aparelhos pré-definidos na memória;
  • Função att;
  • Botão led;
  • Strobo;
  • Voltímetro;
  • Limiter;
  • Display digital;
  • Função “Aprender”;
  • Bateria CR2032;
  • Modo Econômico Inteligente.

Infraton

A Infraton foi a marca que iniciou o seguimento de controles de som automotivo, tinha um design marcante retangular

Atualmente conta com vários modelos no mercado, os principais modelos são os modelos Uno, NEO e NEO Standart.

Ambos os modelos, podem ser utilizados como controles longa distancia, e também permite controlar o portão eletrônico da sua casa (dependendo do “modelo” do portão), sendo suas principais vantagens entre os concorrentes.

Algumas das desvantagens ficam por conta da menor rede de assistência e menor facilidade para se encontrar o produto em lojas físicas.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 13

Controle Longa Distância Infraton Uno

O modelo Uno, vem com um suporte, que combinado com o seu design, permite ser utilizado como controle no volante, ou seja, é controle longa distância, de volante e portão.

Possui capa em silicone com 5 opções de cores para escolher, mas é um controle bem alto, pouco prático de se colocar no bolso.

São 9 botões com teclas em silicone, onde as de troca de músicas e pastas são em relevo, possui o modo memória com 80 players pré-programados e também o modo aprender.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 14

Controle Longa Distância Infraton NEO

O modelo NEO, conta com um design mais moderno e é bem mais fino, mais fácil de ser colocado no bolso.

É feito em ABS de alta resistência com também 5 opções de cores, são 9 teclas, todas em silicone de cor cinza com indicações dos comandos em relevo, conta com a função second, que permite até 14 funções configuráveis.

Contando também com o modo aprender e memória, este com 80 players memorizados.

Sua base permite gravar outros controles na memória em caso de perda ou quebra.

Controle Longa Distância Infraton NEO Standart

O modelo NEO Standart, tem o mesmo design, tem a função second que permite até 11 funções e mas não possui o modo aprender.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 15

Expert Electronics

Uma marca que já teve seus controles no mercado de som automotivo, foi a Expert.

Pela ótima confiabilidade, alguns apaixonados por som, ainda optam por procurar modelos semi-novos, mas eles já saíram de linha.

Melhor controle Longa Distância Como escolher Som Automotivo 16