Alto Falante Subwoofer Som para fora externo trio Como usar?

Hoje vou dar algumas informações, sobra a utilização de subwoofers no sistema de som automotivo.

Subwoofer ou Woofer para som externo? Qual a diferença?

Os subwoofers que estamos falando em questão, são os modelos com borda alta borracha, que foram especialmente feitos para os sistemas de som automotivo, que proporcionam maior excursão e graves mais profundos.

Atuando em frequências mais baixas, ele consegue entrar em ressonância com o carro (ambiente interno fechado), e com isso, temos um aumento de grave no sistema de som interno, dando a impressão de tocar mais alto que um modelo woofer.

São conhecidos como alto falantes subwoofers emborrachados (por causa da sua borda de borracha).

Alto Falante Subwoofer Som para fora externo trio Como usar? 1

Já os alto falantes woofers no som automotivo, são característicos pela borda de tecido ondulada, esse tipo de borda evidencia que o conjunto móvel tem maior controle do cone, onde o woofer consegue trabalhar em frequências mais altas que o subwoofer.

São conhecidos como alto falantes de cone seco (por causa d material do cone que é de papel “seco” e tecido no borda)

Atuando em frequências mais altas, ele consegue mais direcionamento e ataque em sistemas de som automotivo externos, dando a sensação que está mais alto que em comparação a um subwoofer.

Veja também: Woofer ou Subwoofer Qual é melhor?

Subwoofer Emborrachado x Subwoofer de Cone seco Qual a diferença?

Existem no mercado também, os subwoofers de borda ondulada de tecido (afina subwoofer ou woofer é só um nome).

O que pode causar uma confusão inicialmente.

Isso acontece, pois a nomenclatura subwoofer também é utilizada em alto falantes de grande polegada, como 15 e 18, nos sistemas de som profissionais, o famoso P.A.

Sendo assim, houve uma mescla dos mercado e tem gente e fábrica que utiliza esses nomes.

Porém, neste post, vamos falar sobre os modelos de subwoofer de borda alta, contra os woofers.

Vale a pena lembrar que deve ficar atento no tamanho do cone também, onde consideramos modelos de mesma polega de faixa de potência.

Veja também: Qual alto falante é melhor? 8 10 12 15 ou 18 polegadas?

Ao adotar um subwoofer ao invés de woofer em trio elétrico, temos que considerar alguns pontos:

Problemas de utilizar um Subwoofer para som para fora/externo

  • Qualidade sonora no trio elétrico;

 Para um sistema trio de alta qualidade sonora, a resposta de frequência do subwoofer ou woofer deve casar com o HPF (clique aqui e veja o que é corte HPF) mínimo possível do driver (acima de 1000hz) para não haver um buraco no áudio.

Ao utilizar um subwoofer, dificilmente isso acontecerá, pois esse tipo de alto falante não consegue reproduzir muito bem a faixa dos 300-1000hz (a não ser que seja um projeto muito bom em um alto falante com baixo valor em rms), ou seja, para um sistema trio externo, terá menor qualidade sonora.

Em um sistema de som automotivo interno, pode ser que não perceba a diferença pela presença dos alto falantes de porta, ou por estar utilizando um porta malas que “abafe” quase todo o agudo da caixa trio.

  • Baixo volume dos graves em locais abertos. 

Um Alto falante Subwoofer reproduz subgrave em sua essência, sendo desenvolvido para tocar em som interno a princípio.

Frequências abaixo de 60hz são muito pouco audíveis em ambientes abertos, isso  acontece, pois as frequências mais baixas têm menor “direção” que frequências mais altas e acabam dando menos distância ao som.

Ou seja, ao um subwoofer e um woofer lado a lado, você vai conseguir ouvir bem os dois tipos de alto falantes, porém ao ficar há 20 metros de distância em um local aberto, perceberá que o som do subwoofer estará bem mais baixo que o do woofer.

Isso acontece, pois o woofer trabalha com uma resposta de frequência mais alta.

O Alto Falante woofer é ideal para o sistema de som automotivo externo.

Veja também:

Vantagens de se utilizar um som automotivo para som externo/para fora

  • Custo-benefício.

Para se utilizar um woofer em um sistema trio, temos uma maior dificuldade de achar módulo amplificadores no mercado que casem a impedância e a regulagem.

A impedância, pois os woofers geralmente são de 4 ou 8 ohms, e módulos com esta impedância são mais difíceis de sere encontrados com 400w rms ou mais.

A regulagem em woofers tem que ser mais precisas, pois se precisa “eliminar” o grave (1 corte) e depois os médios e agudos (outro corte), para ficar somente com o médio grave, neste caso, então, o ideal é utilizar ainda um processador ou crossover externo.

Veja também: O que é e para que serve um processador?

Em um sistema de até 400w rms, por exemplo, subwoofers só precisam de um corte de frequência, como é feito, por exemplo, na maioria de módulos amplificadores de até 400w rms, onde se tem o crossover fixo, pois é um crossover “mais em conta” de se utilizar no módulo.

Veja também: Como escolher um módulo amplificador?

Como usar um subwoofer para som automotivo externo/para fora? Dicas

  • Escolher um subwoofer com FS maior;
  • Projetar uma caixa com Fs maior;
  • Complementar melhor o sistema com alto falantes de médio para que não haja buracos na frequência.
  • Regulagem com corte mais alto HPF.

Por causa da ótima relação custo-benefício, o que é comum de ser analisado pelo público brasileiro, surgiram algumas soluções no mercado, como o alto falante bomber Outdoor.

Esse modelo possui um cone mais leve e conjunto mecânico mais controlado, permitindo um bom desempenho no sistema interno, mas também externo.

Outro ponto que forçou modelos de subwoofers emborrachados com bom desempenho no som externo, foi fama dos sistemas trio-goiano, onde comum aplicar esse tipo de alto falante no som automotivo.

Com isso, o próprio mercado se ajustou para melhorar o desempenho em sistemas externos com subwoofers emborrachados de Fs mais alto, além de produtos que complementam os buracos no sistema, como o Super Tweeter DTZ-200 Z1.

Outro exemplo, é a fabricante Protech, na qual possui o modelo de Subwoofer Protech Ultimate 1200, voltado para sistemas de som automotivo interno, e o Subwoofer Protech EX1300.

Eles possuem quase o mesmo valor em rms e conjunto motor, porém o modelo EX1300 é voltado para sistemas externos trio-goianos, possuindo FS maior, dando um pouco mais de ataque.

Veja também: Como escolher o melhor subwoofer trio-goiano?

Ou seja:

Se você quer um sistema de som automotivo com maior qualidade externa, e boa qualidade interna, uma ótima opção é a utilização de alto falantes woofers.

Porém, se você não quer gastar muito e não se importa muito com a qualidade sonora, pode optar por fazer um sistema “trio” com um subwoofer.

Veja o vídeo explicativo de como montar um sistema de som automotivo: