Qual Influência do tamanho? Conjunto magnético alto-falante

O conjunto magnético fornece o campo magnético necessário no GAP para o funcionamento do alto-falante no sistema de som automotivo.

Ele é composto de ímã, arruela inferior, pólo e arruela superior.

O Ímã é fundamental no funcionamento do alto-falante, pois ele fornece o campo magnético permanente presente no GAP.

No caso, o ímã permanente vai interagir com o campo magnético que será criado pela bobina do alto falante, gerando os movimentos do cone, que emburram o ar e geram o som.

Veja também: Como um Alto Falante Funciona?

image 5

Qual o Melhor ímã para o alto falante?

O material mais comum utilizado nos ímãs, é o ferrite, pois proporciona ótima relação custo benefício.

Sua coloração é cinza-escuro.

Existem alguns alto falantes no mercado também, que utilizam um conjunto magnético com ímã de neodímio.

Seu material diferente, proporciona algumas vantagens no alto falante, como:

  • maior força magnética (em torno de 3x mais, pois depende da qualidade no neodímio);
  • menor peso;
  • menor tamanho do conjunto motor;
  • ganho de qualidade musical;
  • maior sensibilidade.

Uma grande desvantagem dele, é seu maior custo, por isso, apesar de ser melhor, é utilizado em alguns alto falantes em específico.

Um exemplo, mais comum, é o mini-tweeters da Bravox Neo point, onde ele consegue extrair as vantagens do neodímio, e manter um preço de mercado competitivo.

Falando em competição, ele é muito utilizado em competições e medições, pois nestes casos o preçofinal do produto é secundário.

Como curiosidade, ele pode ser montado em pastilhas, em barras ou com o mesmo formato do de ferrite, cada fabricante escolhe o que melhor lhe atende.

Como, por exemplo, a montagem de alguns conjuntos, fornecem um espaço entre as pastilhas e ímãs, para proporcionar maior resfriamento da bobina.

O tamanho do ímã importa no conjunto magnético?

Sim.

Ao comparar modelos similares no mercado, um modelo com ímã maior, com certeza vai fornecer maior força magnética, porém, não quer dizer que isso vai atender seu projeto, como um sistema high-end de qualidade.

O ideal é considerar todas as informações e ver qual características é melhor para o seu projeto.

tamanho do ima no alto falante importa

Peça polar do alto falante

Seu formato é circular com uma abertura central (como um anel). 

Nela, em alguns alto falantes de competição, se coloca mais ímã na parte superior, podendo “estragar” um pouco a sonoridade do produto, mas que aumenta a força magnética e eficiência, sendo muito aplicado em alto falantes woofers pancadão no mercado brasileiro.

Uma curiosidade, é que nesses alto falantes, você consegue colocar peças de metal no protetor do cone, onde vai perceber elas sendo puxadas pelo ímã.

conjunto magnetico alto falante de competicao

Gap do alto falante

O GAP é o espaço que fica entre os pólos e a arruela superior.

É onde será colocada a bobina, local de grande concentração do campo magnético gerado pelo ímã permanente. 

conjunto magnetico gap menor diferenca

Sendo assim, quanto menor for o GAP maior o fluxo magnético e consequentemente maior a eficiência do alto-falante, ou seja, não basta que o conjunto seja grande se o GAP não obedecer esta regra.

Veja abaixo.

Apesar do conjunto magnético 1 ser menor que o 2, concentra mais o fluxo magnético e por consequência tem mais eficiência.

No mercado brasileiro isso é mais difícil de acontecer, pois fica mais barato deixar um ímã menor e mais próxima à bobina/Gap.

Uma tecnologia que é muito utilizada em alto falantes de grave, como subwoofers e woofers de grande polegadas, é um rebaixo na peça t-yoke, aumentando o Gap do alto falante e consequentemente seu x-lim, evitando que a bobina bata no fundo do Gap nas grandes excursões.

Outras tecnologias empregadas juntamente com a peça t-yoke são:

  • Furos de ventilação do Gap;
  • Anéis estabilizadores;
  • Design feito com auxílio de softwares, para melhorar o fluxo magnético.

Materiais e tecnologias utilizadas na arruela e peça T-yoke.

O tipo de ferro também aplicado, tem influência no fluxo magnético, alguns conjuntos magnéticos são feitos com ferro fundido e este tipo de material possui muitas impurezas (sílicas e bolhas de ar) com alto teor de carbono que dispersam o fluxo magnético, deixando o preço mais baixo.

As tecnologias aplicadas e a complexidade do processo de fabricação, também entram no jogo.

  • Peças mal feitas e encaixadas pode modificar os parâmetros dos alto falantes;
  • Processos de fabricação mais simples, consequentemente, vão baratear o produto e tirar sua qualidade.

Até a pintura do conjunto está sendo considerada, onde algumas fabricantes optam por pintar a parte traseira de preto, seja por estética ou desempenho, já que a cor escura trabalha diferente no calor e com raios solares.

Isso que não quer dizer que um alto falante X e melhor que Y, pois cada um pode ter uma finalidade ou público alvo, veja dois exemplos da mesma fabricante.

Onde são do mesmo tamanho, mesmo ímã, mas um é mais barato e outro mais caro, além de terem diferentes sonoridades, cada um vai servir para um projeto específico.

Qual Influência do tamanho? Conjunto magnético alto-falante 3

Inovações e tecnologias

As informações no post serve para somente tirar algumas dúvidas, e recomenda-se sempre analisar todo o conjunto, pois a cada dia vemos coisas diferentes surgindo, com os dissipadores/radiadores traseiros de metal, que são utilizados em alguns modelos de alto falantes, como o JBL Tornado 5600 e Bluster Special Competition.