Como escolher um Player Pioneer Media Multimídia Receiver CD/DVD? Melhor Rádio

Hoje vou dar algumas informações de como escolher um Player Pioneer Media Multimídia Receiver CD/DVD para seu som automotivo.

A marca é a mais utilizada no mercado de Player no Brasil, pois além do grande renome, qualidade e ampla gama de produtos, oferece ótima relação custo-benefício.

Veja também: Melhor Alto Falante Subwoofer Pioneer Cara Preta

Com as dicas a seguir, conseguirá diferenciar os modelos disponíveis de maneira mais rápida, além de saber se esse modelo é compatível com o seu carro e gosto, somente de olhar o nome, por exemplo, podendo até comparar de forma rápida modelos mais novos de antigos.

Uma coisa importante, pois a fabricante possui diversos aparelhos disponibilizados pelo mercado durante anos, atualizando sua linha comumente a cada ano, mas podendo surgir novos modelos conforme o avanço das tecnologias.

Vamos dar 3 dicas iniciais para entender alguns conceitos:

  • Informações no próprio nome
  • É importado ou nacional?
  • 1 din ou 2 din?

Depois, vamos dar algumas dicas relacionadas à qualidade de áudio e a aplicação em um sistema de som automotivo de alto desempenho, informações que não encontrará no próprio site da Pioneer.

Já outras características, como conectividade, são importantes também, mas já terá as informações que precisa na descrição do produto.

1 – Informações no próprio nome do player Pioneer:

O começo do nome do modelo, por exemplo, tem algumas informações da linha em que ele pertence, como:

  • DEH – linha de CD Player
  • MVH – Linha de media receiver
  • SPH – Linha de media para smartphone
  • DMH – Linha de Multimedia
  • AVH – Linha de DVD player

O meio do nome, em números, dá um indicativo do quão ele é avançado na linha de reprodutores, onde quanto maior seu valor, mais avançado e com mais funcionalidades, sendo provavelmente mais caro.

Exemplo fictício: o modelo DEH-x3000BR é inferior ao DEH-X4000BR. Onde, ambos são inferiores ao modelo DEX-X5000BR.

O final do nome, também carrega algumas informações, como:

  • UB – Possui USB
  • BT – Possui bluetooth
  • TV – Possui TV

Onde uma informação pode eliminar a outra, por exemplo, o com final BT, pode já possuir a saída USB.

Porém, uma informação que pode considerar, é que existem alguns modelos idênticos, mas que no mercado possuem final UB e outros BR, por exemplo.

Isso acontece, pois nesses modelos, a Pioneer priorizou identificar que o produto é fabricado no Brasil, ou seja, se pesquisar seu modelo de player na internet e achar dois modelos, um é importado (sem final BR) e o outro e fabricado no Brasil (com final BR).

2 – Dica para saber se ele é importado ou não

Outra dica para saber se o seu modelo é nacional, é pesquisá-lo no site da fabricante, se ele não estiver disponível, pode ser que o seu modelo seja de uma linha anterior ao ano em questão, ou ele não está disponível na Pioneer do Brasil.

O que não é ruim inicialmente, pois é comum adquirir os modelos no Paraguai, se quiser um melhor preço, por exemplo, ou até mesmo achar um modelo melhor, onde não é comercializado aqui.

Uma coisa que deve ficar atento é nas limitações de espaço do painel,

Sim, você leu corretamente, apesar de ser um modelo after-market, há alguns modelos que não vão dar certo no seu carro.

3 – Saiba a diferença entre 1 din e 2 din

1 e 2 din são referências de tamanhos dos players no encaixe do painel do carro, como uma camiseta que pode se P ou G.

Veja o post completo: Qual a diferença de 1 din e 2 din?

Há ainda os modelos com telas de 9 polegadas, que são ainda maiores, e também os modelos com tela flutuante, porém o importante é saber o tamanho de encaixe na parte do painel, padrão 1 ou 2 din.

E antes de comprar, você tem que saber se há alguma fabricante que possui uma moldura de painel especifica para o seu carro, que atenda esses tamanhos.

As fabricantes mais comuns de molduras são:

  • Fiamon
  • Permak
  • Autoplast

Mas existem diversas marcas e até modelos importados.

Além disso, a própria Pioneer já começou a oferecer alguns modelos que acompanham a moldura, para facilitar o processo, como o modelo próprio para o Nissan Kicks.

Som Automotivo de alto desempenho em players da Pioneer, como escolher?

De maneira rápida, há 3 pontos muito importantes para um som de qualidade ou alto desempenho, no qual recomendamos prestar atenção:

  • Tensão de saída RCA;
  • Disponibilidade de cortes HPF/LPF;
  • Acompanha controle remoto/compatibilidade com controle de volante.

1 – Tensão de saída RCA

Os modelos da Pioneer já são de ótima qualidade, porém, para alta definição é indispensável um player com Tensão de saída RCA de 4v ou superior.

Isso pode parece um pouco simples, mas envolve todo o conceito no qual o player é projetado, além da melhor qualidade do sinal RCA para os amplificadores.

Uma capacidade maior de tensão de saída RCA, força um upgrade de outras características internas do player, o que vai proporcionar um sistema de maior qualidade e menor distorção de som, principalmente em volumes altos ou em graves mais precisos, onde ambos forçam mais o player.

Ou sjea, mesmo que o valor em rms de quase todos os aparelhos da Pioneer, serem de 23wrms, os modelos de 4v RCA, são superiores na “Potência”.

Veja também: Dicas para montar um som automotivo de qualidade

2 – Disponibilidades de cortes HPF e LPF

Pesquisar sobre essas características nos modelos atuais pode parecer estranho, mas é fundamental se encontrar um modelo de um amigo ou mais antigo em um preço muito bom.

O corte HPF vai salvar o seu sistema, seja ele simples com somente alto falantes de porta, até um sistema de paredão, com muita potência.

Isso acontece, pois, em sistemas básicos, conseguirá eliminar o grave de alto falantes de porta, para que não os queime de maneira rápida, assim como em sistemas com caixas trio sem processadores, onde pode utilizar o corte HPF para um woofer e o LPF para maior precisão no acerto do subwoofer.

Em sistemas maiores, com sistemas que já possuem processador, isso fica menor importante, porém, somente ter a função HPF e LPF, traz outras características importantes ao player que fazem a diferença no som.

Como escolher um Player Pioneer Media Multimídia Receiver CD/DVD? Melhor Rádio 4

Veja também:

3 – Compatibilidade com controle remoto ou controle de volante

Essa dica não está associada à qualidade sonora, mas a uma coisa que vai sentir muita falta se não tiver.

Se o player não vir com controle remoto original, ele não terá o sensor infravermelho para receber o sinal, sendo assim, não conseguirá colocar um controle longa distância em seu sistema de som automotivo.

Como escolher um Player Pioneer Media Multimídia Receiver CD/DVD? Melhor Rádio 5

Outra questão, é em relação à compatibilidade ao controle de volante original, cada vez mais comum em qualquer tipo de carro, se quiser maior praticidade, o ideal é investir um pouco mais para não perder essa funcionalidade.

Isso acontece, pois somente pelo chicote original padrão em todos os players, não é possível avisar o player que há um controle de voltante disponível, sendo assim, o player em questão tem que ter essa funcionalidade ou no mínimo alguma entrada WR.

Veja também: Como escolher o melhor controle longa distância?