MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada

Veja também: o que é uma fonte de Som Automotivo e como escolher?

Hoje vou mostrar para vocês, algumas informações de como escolher uma fonte de som automotivo no mercado, mostrando as características dos principais modelos comercializados, assim como as principais marcas, para escolher a que se encaixa melhor em seu sistema.

Fonte Chaveada no Som Automotivo

Uma fonte que é muito utilizada, é a fonte chaveada, que também pode ser conhecida por outros nomes, como fonte colmeia etc.

Veja algumas características:

  • Possui regulagem de tensão
  • Possui sistemas de proteção contra curto-circuito na saída
  • Sua entrada de alimentação é bivolt
  • Sistema de ventilação com cooler integrado.

São facilmente encontradas em lojas de eletrônica, e pelo seu alto giro, seu custo benefício é alto.

Geralmente essas fontes são usadas para alimentação de câmeras, alarmes e outros dispositivos eletrônicos e servem muito bem para alimentação, possuindo modelos de até 50 amperes.

Ou seja, dá para entender que inicialmente a utilização e fabricação delas não é voltada para o uso no som automotivo, porém, com a alta demanda do mercado para esta aplicação, surgiram fontes mais potentes, com 90 e até 120 amperes.

Seguem quase a mesmas características dos modelos menores, porém mais fortes e algumas possuem um voltímetro digital para acompanhar tensão de saída da fonte.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 1

Seu valor fica algo em torno de 1/3 à metade das fontes que são projetadas especialmente para um sistema de som automotivo, são um sucesso de vendas no Mercadolivre e por incrível que pareça, sua potência é confirmada ou chega bem próximo de seu valor divulgado, em alguns testes.

Porém, nem tudo são flores, se escolher esse tipo de fonte, recomendamos maior atenção no carregamento de baterias, instalação e utilização, pois:

  • Elas carregam as baterias, porém elas não são estabilizadas ou inteligentes, ou seja, não identificam quando a carga está completa e param de carregar, o que pode estragar ou diminuir a vida útil da sua bateria automotiva com facilidade;
  • A potência das fontes aumentaram, mas as conexões não, deixando a utilização de bitolas grossas para alto rendimento muito complicadas de serem instaladas, uma fonte de 60 e 120 amperes, por exemplo precisam de cabos de 21 e 35mm respectivamente, quase impossíveis de se conectarem com segurança nelas;
  • Tem menor massa para dissipação de calor, além de ventoinhas menores, é indispensável a instalação em locais mais arejados no veículo.
  • Tem menor resistência da carcaça externa e residencia interna dos componentes nas placas contra as trepidações no carro;
  • São mais difíceis de se fixarem em porta módulos.

Por essas características, essas categorias de fontes são mais aplicados em sistemas de menor porte e/ou potencia, como sistemas de caixas residenciais bob esponja, com ou sem baterias, pois sua grande vantagem de melhor relação custo benefício vai ser melhor aproveitada.

Veja também: como instalar uma fonte chaveada 12v?

Melhores Fontes Automotivas 12v

Agora vamos para os modelos automotivos, onde temos 4 principais marcas no mercado, A JFA, A Usina Spark, A Stetsom e a Taramps.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 2

Apesar do custo mais elevado na hora da compra, além da maior rede de assistência técnica e garantia dos produtos, esses modelos são projetados para uso extremo no sistema de som automotivo de alto desempenho, por isso, acabam possuindo maior segurança, desempenho e praticidade na utilização, seja para carregamento das baterias, alimentação de uma caixa residencial ou auxiliar o som tocando.

Um exemplo disso, é que todas possuem saída estabilizada, onde mesmo com grandes variações na rede, ou mesmo de consumo na saída, a fonte a mantém estabilizada em sua tensão nominal.

Além disso, a forte concorrência força a evolução no mercado, e isso fez com que as marcas inovassem e trouxessem tecnologias para se diferenciar da concorrência.

Uma marca que fez isso com perfeição pensando no público apaixonado por som, foi a JFA eletrônicos.

Fontes Automotivas JFA Eletrônicos

Sua linha de fontes trouxe o inovador sistema de carga inteligente de baterias o SCI, nomeado pela marca e caracterizando a linha de cor azul.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 3

Possui modelos com potências de: 10a, 36a, 50a, 60a, 70a, 100a, 120a, 150a e 200a

As fontes com essa tecnologia, identificam a quantidade de carga da bateria e quando ela está completa, entra no modo que emite pulsos de carga juntamento com o sistema de flutuação. Isso faz com que a química presente na bateria, chegue á um ponto ideal de carga e possibilita maior vida útil a bateria.

Trouxe como diferencial também, o Contador Ampere/Hora que Informa o quanto de carga foi acumulada pela bateria durante o ciclo de carregamento, com está leitura é possível saber se a bateria está em bom estado de funcionamento, além de leds indicadores de nível de bateria e carga completa.

Depois disso, ainda lançou a linha Red line, caracterizada pela cor vermelha.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 4

Os modelos red line, além da tecnologia SCI e contador amperes/hora, tem o Modo Carga Lenta ideal para recarregar baterias com pouca energia, obtendo assim a máxima eficiência no carregamento, sem gerar desgastes e aumentando a vida útil das baterias.

Tem também o ajuste de Modo Tensão de Saída: Possibilita escolher digitalmente entre 8 valores de tensão na saída da Fonte Redline: 12,6V / 12,8V / 13V / 13,2V / 13,8V / 14V / 14,2V e 14,4V.

Veja outras características:

  • Bivolt Automático
  • Cooler com ventilação inteligente
  • Possui voltímetro e amperímetro integrados
  • Conectores robustos que aceitam bitolas grandes
  • Possui proteções contra Excesso de carga, curto na saída e alta temperatura.

Fontes Automotivas Usina Spark

Temos também as fontes da Usina Spark.

A marca revolucionou o mercado de fonte automotivas, e seu design extremamente robusto acabou se tornando um padrão nas fontes automotivas.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 5

Foi a primeira a trazer um voltímetro e um amperímetro integrados, ajustes de tensão e corrente analógicos, disjuntor para maior segurança, bornes extremamente robustos, além dos enormes coolers para refrigeração e modelos com potências elevadíssimas.

Atualmente possui uma ampla linha de produtos:

  • Modelos de 5 até 400 amperes em 12v;
  • linha alta tensão;
  • linha truck 24 volts;
  • linha de inversores;
  • linha náutica;
  • e muitas outras.

Na linha 12v, também possui agora os modelos com carregamento inteligente que monitora e controla a carga enviada para a bateria, ajudando a preservar e a aumentar sua vida útil.

Podemos destacar os modelos de 5 à 30 amperes, super compactos e com ótima relação custo benefício, são ótimas opções para quem deseja montar um sistema de som automotivo ou residencial de pequeno porte.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 6

Os modelos possuem a tecnologia nomeada como Battery meter, que informa a tensão de saída a partir de led indicadores.

Os modelos de 50 à 200 amperes, são montados em uma carcaça com design inovador e laterais em abs de alta resistência.

Contam com regulagem analógica de tensão e corrente na parte superior, disjuntor e coolers de alto desempenho.

Entre esses modelos, temos as versões battery meter, com os leds indicadores, sendo: os modelos de menor custo, e os modelos com display digital, onde as informações de “voltagem” e “amperagem” (tensão e corrente) se alternam no visor.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 7

Para quem precisa de mais energia, a Usina Spark é a única no mercado até agora, que apresenta uma ampla linha de 180 à 400 amperes, com display duplo.

Para quem precisa de versões para alta tensão, existem os modelos que carregam bancos de 5 baterias, proporcionando ótima relação custo-benefício e menor espaço ocupado.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 8

Todas as versões possuem como as características comuns já citadas nas fontes automotivas, mas onde podemos destacar também, a saída om iluminação, e as chaves de ajustes na parte superior ou lateral de fácil acesso e manuseio, além do design extremamente robusto.

Tem grande renome e experiencia na categoria de fonte automotivas.

Fonte Automotiva Stetsom

Outra fabricante com grande experiência em fontes, é a Stetsom.

Fábrica que antes de se tornar comum a utilização de fonte automotivas, já tinha um modelo incrível de 400 amperes, porém, na época, em torno de 2007, seu custo era bem elevado e acabou sendo utilizado geralmente para competições.

Montando suas fontes com o mesmo design dos seus amplificadores, a linha infinite trouxe uma solução interessante com o display digital que alternava as informações de corrente e tensão, diminuindo o seu custo, e mantendo a robustez.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 9

Recentemente trouxe a sua nova linha com novo design, e também contando com carga inteligente, modo carga lenta e 8 opções de ajuste de tensão.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 10

Os conectores também são extremamente robustos e tem cooler de ventilação, assim como as características comuns nas fontes automotivas.

Há ainda os modelos de alta tensão, como a Fonte CHV3000 e carregador CHV500, trabalhando de 10 à 30 baterias ligadas em série, porém são menos utilizados no mercado, pois seu método de carga proporciona uma menor equalização das baterias no sistema high volt, necessária maior manutenção para ter uma vida útil da bateria aceitável.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 11

Fonte Automotiva Taramps

A Taramps eletrônicos, marca quem também possui uma ampla linha produtos, como a linha de alto falantes, alarmes e acessórios, possui sua linha de fontes também.

Iniciou no mercado com os modelos TEF, montados na mesma carcaça dos modelos de amplificadores, ofereciam ótima relação custo benefício.

Um exemplo disso é a fonte Procharger de 30 amperes com saída fixa à 14,4v, sendo muito comercializada.

A procharger de 60, possui voltímetro integrado e chave variável de ajuste de tensão

Os modelos 120 e 180 e 240, chave seletora de tensão em 3 posições, com a opção do ajuste fino, ainda possuem um amperímetro digital que informam a corrente de saída.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 12

Também contam com algumas características “padrões” nas fontes automotivas.

Fonte Automotiva Expert Electronics

Temos também, as fontes Expert.

Os modelos de 75, 120 e 200 amperes.

São montados também em um chassis de alumínio.

Porém, podemos destacar a presença de um disjuntor ou fusível externo, assim como a chave liga/desliga.

Possuem o sistema de carregamento Expert charge system, um sistema de carga inteligente que alterna a corrente e tensão de saída para melhor carregamento.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 13

Suas laterais são em ABS, possuem bornes para bitolas bem grossas e características comuns nas fontes automotivas nacionais.

Fontes Automotiva Overloud

As Fontes Overloud, com algo em torno de 10 anos no mercado, seu proprietário também ajudou no desenvolvimento do setor de fontes de som automotivo.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 14

Atualmente os modelos são bem robustos e possuem um analisador de bateria.

Fonte Automotiva Perfecta

Temos também as fontes Perfecta, no mercado desde em torno de 2015, seus modelos possuem design similar as fontes Usina, conta com modelos de 40 à 250 amperes, e as mesmas características presentes nas fontes automotivas.

Na região nordeste, temos fábricas com modelos de fontes também.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 15

Fonte Automotiva PowerSystems

Os modelos de fontes da Power System, renomada marca de amplificadores fica no Ceará e tem modelos de 60 a 160 amperes que possuem: indicadores de voltagem de saída, barra indicativa de corrente média de saída, sobrecarga de corrente, sobretemperatura e status de bateria.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 16

Fonte Automotiva G-Stark

Os modelos de fontes da G-Stark, fabricadas pelo Gilsom, é da região da Bahia, e traz as características utilizadas também nas fontes automotivas.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 17

Fonte Automotiva Corzus

Podemos destacar também alguns modelos, como os da corzus.

Possui os modelos de 60, 80 e 150 amperes, controladas por DSP, com design características a marca, fusível externo, chave seletora de tensão e display integrado de voltímetro e amperímetro. Vale a pena destacar o modelo de 150 amperes, com o design diferenciado.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 18

Fonte Automotiva Boog

Temos também as fontes Boog som, com saída máxima de até 14v e voltímetro digital, com modelos de 60 a 200 amperes, e um modelo exclusivo para caminhões de 30a e saída máxima de 28 volts.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 19

Fonte Automotiva Banda Áudio Parts

Algumas marcas famosas, também tiveram seus modelos de fontes, a Banda por exemplo, tinha seu modelo de 150 amperes, a VX digital Energia.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 20

Depois ainda teve o modelo Dynamo, que transformava o banco 12v em alta tensão. Ambos já saíram de linha.

Fonte Automotiva Soundigital

Outra marca forte no setor que também teve sua fonte automotiva, foi a Soundigital a FT3000, com o mesmo design da linha de módulos Evo, con 150 amperes de valor nominal. O primeiro modelo saiu em cor branca, sofreu uma atualização posteriormente e mudança de cor, mas hoje está fora de linha pela fabricante.

MELHOR FONTE AUTOMOTIVA 12V COMO ESCOLHER? Som Automotivo Carregar Bateria Chaveada 21

Veja também: como instalar uma fonte automotiva com e sem bateria?