Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano

Hoje vou mostrar uma lista para vocês os mais famosos alto falantes subwoofers de grave no mercado voltados para trio goiano de cada marca no mercado de som automotivo.

Vamos dar algumas informações sobre a fabricante, principais características, assim como especificações técnicas de alto falantes importantes para que a partir dos modelos mais utilizados, escolha o que se encaixa melhor em seu sistema de som automotivo.

Veja as principais especificações, na qual recomendamos ter maior atenção.

  • A sensibilidade: quanto maior, melhor, pois quer dizer que ele é mais eficiente. Onde quer dizer que ele faz mais som com menos potência.
  • A frequência de ressonância, onde: quanto menor, temos graves mais cheios, profundos, e quanto maior, mais graves de ataque. Ou seja, leve em consideração seu gosto, ao analisar esse dado.
  • O VAS. Uma especificação técnica que pode olhar também, se for utilizar um projeto de trio goiano, onde geralmente o volume interno das caixas é reduzido, é o VAS. Nele, quanto maior o valor, maior a necessidade de se utilizar uma caixa grande para chegar ao desempenho ideal do sub, que é indicado pela frequência de ressonância.
  • O X-Max. Outro parâmetro para complementar a análise, é o X-máx. Onde valores maiores, indicam uma maior capacidade de excursão do cone sem distorção, o que ajuda a atingir frequências mais baixas.

O valor em rms também é importante, mas assim como a sensibilidade, podemos ter métodos de medições diferentes de acordo com a fábrica, o que pode dificultar o comparativo somente olhando as especificações, por isso, quando estiver em dúvida comparando modelos com valores em rms iguais ou próximos, o ideal é ficar atento no tamanho do ímã (conjunto motor) do alto falante. Onde quanto maior, maior deve ser o valor em rms do modelo.

E lembrando que é somente para ter uma ideia do comportamento e das diferenças entre os modelos.

Na hora de comprar um alto-falante o ideal é a análise completa dos parâmetros.

Além disso, algumas marcas não divulgam todas as especificações, por isso vamos dar mais informações sobre algumas características dos modelos no mercado, que deve considerar para te ajudar na escolha.

O modelo mais famoso para sistemas de trio goiano, e que está há muito tempo no mercado, é conhecido cara preta da Pioneer.

1 – Alto Falante Subwoofer Pioneer

Há vários anos no mercados, existem vários modelos que levaram o nome cara preta, como os modelos TS-W307, 308, 309 e 310, todos na faixa de 400wrms. Atualmente são comercializados os modelos TS-W311, o TS-A300, e o recém lançado TS-W312, estes dois últimos, vieram mais potentes, com 500wrms nominais.

Lembrando, que a Pioneer é uma marca japonesa e tem fábricas espalhadas pelo mundo. Todos os modelos mais utilizados, são importados, ou seja, encontrará no Paraguai ou em lojas importadoras no Brasil, e seus valores podem sofrer com a variação do dólar. A marca também tem modelos nacionais, mas são bem menos utilizados.

Uma das vantagens de ter um alto-falante importado da Pioneer, é que eles trazem muitas novidades tecnológicas, como o material do cone, que é de IMPP de alta resistência, além do design diferenciado, porém, terá maior dificuldade de encontrar um reparo original do modelo.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 1

Dos modelos á venda atualmente, o Ts-w311 tem o diferencial de ter uma carcaça de chapa de aço de alta resistência que envolve todo o conjunto do alto falante, dando maior rigidez e maior capacidade de dissipação de calor na bobina. Sua borda é de borracha e seu cone, como dito é de IMPP, essa combinação o torna impermeável e é um dos motivos do grande sucesso nos trio goianos, pois é comum utilizar água e sabão para dar um efeito legal com eles tocando.

O TS-A300, segue essa linha de construção, mas nele, o design diferenciado do cone com pequenas ranhura, ajuda a dar maior rigidez, melhorando os graves. Apesar de possuir uma carcaça mais simples de aço, possui, centragem dupla e ímã duplo., resultando em um modelo de maior valor em rms.

O TS-W312, é da linha 2021, chegou para substituir o TS-W311, com ímã duplo, 500wrms, design do W310, nova tecnologia na carcaça de aço e com capa protetora para reforço e melhorar o design. E tem tudo para ser a melhor opção para quem é fã da marca.

Depois dos modelos da Pioneer, temos na lista, várias empresas brasileiras, onde muitas ficam localizadas na região centro oeste, local onde os trios goianos são mais utilizados.

Com a proximidade com o público-alvo, as marcas conseguem entender melhor o mercado lançando ou atualizando os produtos rapidamente.

Veja algumas das características mais presentes nos modelos nacionais, utilizando um exemplo de uma marca muito famosa, a Zetta.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 2

Onde temos:

  • Carcaça de Alumínio, que proporciona maior resistência, menor vibração e maior capacidade de dissipação de calor da bobina que os modelos com carcaça de chapa de aço.
  • Borda de Espuma de alta densidade, permite menor deformação das grandes excussões, consequentemente maior controle.
  • Cone de celulose, que proporciona graves mais nítidos. Pórem, tem menor resistência a água. Para resolver, os modelos utilizam uma calota superior para melhorar o design e deixa-lo impermeável.

Outro fator muito importante, é que o público pediu modelos mais potentes, sendo assim, elas atenderam e cresceram muito rápido no mercado.

2 – Alto Falante Zetta

Veja o exemplo da zetta, onde tem os modelos S-12 de 600wrms e o V-12 de 800wrms.

O S-12 tem calota em cor preta, conjunto magnético com sistema de resfriamento, tem frequência ressonância de 32 hertz.

O V-12 segue o mesmo design e características, mas tem calota em cor cinza e conta com um conjunto motor mais poderoso.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 3

Os modelos são um sucesso de vendas, onde a Zetta e que tem uma parceria forte com uma das maiores lojas de som do Brasil, a Abelvolks, e o seu modelo V-12 foi utilizado pelo Klebim da estilo dub, e é utilizado na Saveiro do Henrique, da dupla com o Juliano.

3- Alto Falante Tiger Áudio

Temos também, os modelos da Tiger Audio, localizada na mesma região (Goiânia), tem uma parceria forte com outra loja muito conhecida no Brasil, a Deboxe.

Os modelos mais famosos, são os de 600, 800 (também disponível o de 1000wrms) e o recém lançado de 1300wrms.

Todos seguem o mesmo design, com calota superior em black piano.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 4

O De 600 e 800, têm frequência de ressonância de 29 hertz e altos valores no X-máximo.

O modelo de 1300, foi utilizado na SW4 Deboxe, atualmente é o modelo de maior valor em rms em 12 polegadas feito especialmente para os trios goianos, sendo uma ótima opção para quem quer um sistema de alto desempenho, tem bastante bateria para alimentação e módulos fortes.

4- Powervox Alto Falantes

Seguindo a mesma linha de fábrica na região de Goiânia, temos a Powervox, onde ela conta com uma ampla linha de produtos, design com grafismo diferenciado no cone.

Se está pensando em ter melhor relação custo-benefício.

Há os modelos SW1200 black de 600wrms, mas há também o SW 1000 de 500wrms, SW1100 de 550.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 5

Todos os tres são montados em carcaça de chapa de aço, e têm um custo menor, porém já possuem ímã duplo, o que garante o ótimo desempenho nos graves.

Para quem procura alta desempenho, os mais utilizados são os SW 1600 de 800 rms e o SW 2400 de 1200wrms, que como dito tem um ‘design’ bem bonito no cone.

Vale a pena destacar a atenção da marca em fornecer todos os dados técnico e também as informações para a caixa acústica.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 6

5 – Evok Áudio

Uma marca que chegou no mercado e já fez muito sucesso, é a Evok Áudio. Localizada na região de goias também, possui um design diferenciado e modelos com um conjunto motor extremante robusto e grande

O primeiro modelo, é o SW700, com 700wrms, possui ímã duplo extremamente alto, proporciona graves bem profundos e acabou caindo no gosto do público nos trio-goianos.

Seu cone em preto fosco com o logo em relevo e centragem especial em preto, agregam no design.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 7

Ainda conta com um modelo recém lançado, o de 900wrms, se diferenciando pelo conjunto motor mais potente e cor diferente no logo em relevo.

6 – Protech alto falantes

Também temos a protech alto falantes, um dos seus diferenciais no mercado, é a interatividade com o público amante do som automotivo em suas redes sociais, além dos seus vários anos de experiência no mercado, fabricando modelos ótima qualidade e relação-custo benefício.

A fábrica fica localizada em Sorocaba, e conta com dois modelos muito utilizados nos trio goianos o excursion 550 e de 850wrms.

Na última atualização, o 550, veio com carcaça de alumínio de cor azul e nova calota e centragem de cor preta. Tem FS 31 hertz e sensibilidade de 85 decibéis.

O de 850, além do conjunto motor maior, possui carcaça em preto e um diferencial de borda costurada, evitando o desprendimento. Tem FS bem baixo, de 26 hertz e sensibilidade de 86db.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 8

Podemos destacar também a grande quantidade de informações para o cliente, como as especificações em ambas opções de bobina, projetos de caixa e indicações de corte.

7 – Ultrapark Group

A Ultrapark group localizada em Araçatuba, tem um parque fabril enorme, sendo composta pelas marcas Snake, Ultravox e Shocker, tem representante fortes nos médios de 6 e 6×9 nos trio goianos e apresentou 3 modelos para concorrer nos subwoofers, o Shocker 1201 de 480wrms, O Snake 12.500 de 500wrms e o Snake 12.1K de 1100wrms.

O modelo de 480, tem cone em black piano com detalhe em azul, sensibilidade de 85 db, fs de 35 hertz e vem sendo mais utilizado em sistemas trio goiano.

O Snake 12.500, tem cone do design diferenciado e com área expandida, para maior SPL, tendo 86,2 decibéis de sensibilidade, mas fs ligeiramente mais alto, 38hertz, conta uma combinação de cores junto com uma guarnição plástica, mais chamativa e vem sendo mais utilizado em sistemas com caixa trio.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 9

Outra boa opção, é o modelo Snake 12.1K com 1100wrms, recém lancada pela fabricante, conta com guarnição em borracha e design mais sóbrio, sendo uma boa escolha para quem confia ou já tem os produtos da marca e quer um sistema de alto desempenho de trio goiano.

Um diferencial dos modelos, são suas 3 opções de bobina disponíveis, facilitando a aplicação em qualquer projeto de som.

8 – Jp Áudio

A Jp Áudio em uma marca do Grupo Jp, que ainda conta com a Jabs Alto Falantes, com Sede no Maranhão.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 10

Seu modelo de 600wrms possui como grande diferencial uma carcaça de alumínio com centragem elevada e enormes aberturas para dissipação de calor, onde chegamos a ver a própria bobina, design similar aos subwoofers de alto potência importados. A cordoalha é muito grossa, proporcionando uma construção muito robusta. O design também em black piano no cone.

9 – Etm Alto Falantes

Uma marca com grande experiência no mercado profissional e que ultimamente focou nos modelos para trio goiano, é a ETM, localizada na região de Sorocaba-SP.

Seus subwoofers de 600 e 800wrms mais utilizados para trio goiano, são de carcaça de chapa com pintura bem bonita em vermelho e design do cone segue a tendência dos trio goianos.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 11

Vale ressaltar que são uma excelente opção para quem quer gastar pouco, mas o conjunto motor, por exemplo, acaba não ficando tão robusto quanto modelos similares.

Veja também, algumas marcas que deve ficar de olho nos subwoofers para trio goianos.

10 – Monster Alto Falantes

A Monster alto falantes é uma marca bem nova, que fica também na região de goias, tem o modelo de 1000wrms.

Porém, não tem muitas informações sobre ele.

Bônus de marcas fortes

7 Driver

A 7 Driver, segmento de alto falantes da gigantesca taramps, possui um subwoofer, que apesar de não seguir a linha de design dos modelos de trio goianos, pelo seu grande renome no mercado, também é utilizado em alguns sistemas.

O 1k6 Bass, não possui a calota superior cobrindo 100% do cone de celulose, proporcionando um design que se difere dos trio goianos. Porem foi projetado pelo Rui Nalim, tem alto desempenho e construção robusta.

Por pertencer a Taramps, o modelo da 7 Driver, também possui grande rede de assistência técnica e suporte para dúvidas e projetos.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 12

Tem FS de 31 hertz e sensibilidade de 87 decibéis.

FB Áudio

Outra marca que não é voltda para os sistemas goianos, mas também uma excelente opção, é a FB Audio.

A marca possui produtos premium, voltados para alto desempenho e principalmente em graves profundos, como os sistemas hair-trick. Porém, pela sua ótima qualidade, alguns apaixonados por som, gostam de utilizar o modelo FB de 850 rms.

O grande diferencial dele, é a maior borda do mercado nesta faixa de potência, cone de fibra ultra leve e rígido e bobina especial.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 13

Para quem busca um projeto diferente e ter o máximo de desempenho, o FB, é uma ótima opção, porém seu preço no mercado é bem maior que os de modelos concorrentes.

Temos também, outras marcas que já tiveram modelos para trio-goianos, mas agora é difícil de se encontrar no mercado.

Triton

A Triton, que tem uma ampla linha de produtos para som automotivo, com modelos muito famosos, como o Shiver para o nordeste, SB para Minas gerais, e a linha TR para Pancadão, também tinha o modelo Trooper 550 rms para trio goiano.

Com 550wrms, ele tem cone de fibra, carcaça laranja e motor com ímã duplo.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 14

O alto falante tem um grande desempenho e chegou a ser utilizado na F-250 do Hungria HIp Hop, e acabou saindo de linha.

Pode se encontrar semi-novo e a fábrica ainda produz os reparos do modelo.

Quake

Uma marca que tempos atrás chegou a ter uma grande participação no mercado nos sistemas de trio goiano, foi a quake. Ela é da região de São Paulo de tinha uma linha de produtos similar a linha da FB Áudio, voltado para sistemas hair trick.

Porem, seu cone de fibra impermeável, com alta resistência e leveza, alto desempenho do motor e ótima relação custo benefício na época, fizeram com que o modelo Silver, que tem 500wrms, fizesse um grande sucesso nos trios goianos.

Com sua borda alta e grande desempenho nos graves, foi um dos primeiros a concorrer fortemente com os modelos Cara preta, em torno de 2010.

Melhor Subwoofer Som Automotivo 12 polegadas 400~500~600~800 rms Trio Goiano 15

Com o tempo, o modelo Gold de 1000wrms, também foi utilizado por muito sistemas.

Porém, com a chegada das fábricas na região centro-oeste, acabou perdendo espaço e mesmo com atualizações do modelo silver, saindo um modelo cone parabólico em prata, mas os modelos atualmente são pouco utilizados, sendo mais difíceis de achar no mercado e também encontrar disponível reparos originais.