Bateria Como fazer a transferência de carga chupeta corretamente no Carro?

A chupeta, também conhecida como “carga”, “ponte” ou “start”, é uma técnica utilizada para dar partida em um carro com bateria descarregada.

Para realizar a chupeta corretamente, é importante seguir algumas etapas e precauções para garantir a segurança do veículo e das pessoas envolvidas.

Porém, atenção no tipo de carro que está precisando fazer a transferência de carga, em alguns modelos mais novos, principalmente os modelos que possuem start/stop ou partida no botão, por terem mais tecnologia, não é recomendável fazer isso, pois poderá causar danos no módulo elétrico/eletrônico do carro.

O ideal é verificar no manual ou entrar em contato com a concessionária, ou auto elétrica de confiança antes de realizar o procedimento.

A seguir, apresento um guia passo a passo de como fazer a chupeta na bateria corretamente.

Materiais necessários:

  • Cabos de chupeta de bateria (os chamados cabos “jacaré”)
  • Carro com bateria carregada
  • Carro com bateria descarregada

Uma dica também, é ficar atento à escolha do cabo que vai fazer transferência de energia, aos modelos mais baratos no mercado, possuem poucos filamentos e/ou bitola pequena de cobre, que dependendo do carro ou até caminhão, terá que transferir muita energia, e com isso não conseguirá fazer com eficiência, ou manter o carro que está carregando o outro, ligado por muito tempo.

Veja: Qual bitola utilizar nos cabos de alimentação?

1 – Verifique as baterias

Antes de começar a fazer a chupeta, verifique as baterias dos dois veículos.

É importante que as baterias tenham a mesma tensão, ou seja, ambos os veículos devem ter baterias de 12 volts.

Além disso, certifique-se de que as baterias estão em boas condições, sem rachaduras ou vazamentos.

Veja também: Qual a melhor tensão de baterias? 12,6v 13,8v ou 14,4v.

2 – Posicione os veículos

Posicione os veículos de forma que as baterias fiquem próximas, mas sem encostar um no outro. Certifique-se de que as duas ignições estejam desligadas e que os dois carros estejam em ponto morto.

3 – Conecte os cabos

Pegue os cabos para fazer a chupeta, que geralmente são vermelhos e pretos.

O cabo vermelho deve ser conectado na bateria do carro que irá dar a partida (veículo 1), no terminal positivo (+).

Em seguida, conecte a outra ponta do cabo vermelho no terminal positivo da bateria do carro que precisa da carga (veículo 2).

Conecte o cabo preto no terminal negativo (-) da bateria do carro que irá dar a partida (veículo 1) e, em seguida, conecte a outra ponta do cabo preto em um ponto metálico do motor do carro que precisa da carga (veículo 2).

É importante que a conexão do cabo preto seja feita em um ponto metálico do motor e não na bateria, pois isso pode causar faíscas e até mesmo uma explosão.

4 – Ligue o carro

Ligue o carro que irá dar a partida (veículo 1) e deixe-o funcionando por alguns minutos.

Em seguida, tente dar partida no outro carro (veículo 2).

Se o carro não ligar, espere mais alguns minutos antes de tentar novamente.

O ideal é esperar um pouco, pois a bateria baixa a tensão quando é exigida pelo motor de partida, e fazer o motor de partida funcionar por várias vezes seguidas, pode gerar danos na bateria.

5 – Desconecte os cabos

Assim que o carro que precisa da carga (veículo 2) ligar, desconecte os cabos na ordem inversa da conexão.

Comece pelo cabo preto do ponto metálico do motor do carro que precisava da carga (veículo 2), em seguida, desconecte o cabo preto da bateria do carro que deu a partida (veículo 1).

Desconecte o cabo vermelho da bateria do carro que precisava da carga (veículo 2) e, por fim, desconecte o cabo vermelho da bateria do carro que deu a partida (veículo 1).

6 – Mantenha o carro ligado

Depois de dar partida no carro que precisava da carga (veículo 2), mantenha-o ligado por alguns minutos para que a bateria se carregue um pouco.

Se possível, leve o carro para um mecânico para verificar se a bateria está em boas condições ou se há algum problema elétrico.

Veja também: Com escolher a melhor bateria para o carro?

Deixo o carro parado por muito tempo, o que fazer para não estragar a bateria?

Deixar o carro parado por muito tempo pode afetar a bateria, especialmente se ela não for cuidada adequadamente.

Aqui estão algumas dicas úteis para evitar que a bateria estrague enquanto o carro está parado por um longo período de tempo:

  1. Desconecte a bateria: Se você planeja deixar o carro parado por um período de tempo prolongado, desconectar a bateria pode ser a melhor opção para garantir que ela não seja descarregada. Para desconectar a bateria, remova o cabo negativo (preto) da bateria e certifique-se de armazená-lo em um lugar seguro para que não entre em contato com nenhum metal ou outro objeto que possa causar curto-circuito.
  2. Use um carregador de bateria: Um carregador de bateria pode ser usado para manter a bateria do carro carregada enquanto ele está parado. Certifique-se de usar um carregador de bateria que seja compatível com o tipo de bateria do seu carro e que seja projetado para manter a carga da bateria por um longo período de tempo.

    Veja também:
    Como escolher uma fonte para seu sistema de som automotivo?
    Para que serve uma fonte automotiva 12v?
  3. Dê uma volta com o carro: Se você não pode desconectar a bateria ou usar um carregador de bateria, uma maneira fácil de manter a bateria do carro carregada é simplesmente dirigir o carro por um curto período de tempo a cada duas semanas. Isso ajudará a manter a carga da bateria em um nível saudável.
  4. Verifique a bateria regularmente: Mesmo que você não esteja usando o carro com frequência, é importante verificar regularmente a carga da bateria. Use um multímetro para verificar a voltagem da bateria e verifique se ela está carregada. Se a carga da bateria estiver baixa, use um carregador de bateria ou dirija o carro por um curto período de tempo para recarregar a bateria.
  5. Armazene o carro corretamente: Se você estiver deixando o carro parado por um período prolongado, armazene-o em um local fresco, seco e protegido da luz solar direta. Isso ajudará a manter a bateria do carro em boas condições, já que altas temperaturas podem afetar negativamente a vida útil da bateria.

Lembre-se de que, independentemente do método escolhido, a manutenção adequada da bateria do carro é importante para garantir que ela funcione corretamente e dure o máximo possível.