Como ler e escolher o Pneu para o carro?

Como ler e escolher o Pneu para o carro? 1

Na parte lateral do pneu temos várias informações que nos auxiliam a entender um pouco melhor sobre eles.

Saber identificar e analisar estas informações são importantes para escolher o modelo correto para o carro, além de proporcionar maior segurança na condução.

Veja neste como fazer para entender o significado das marcações, números e letras gravados.

O que significa as marcações no pneu?

As marcações nos pneus indicam seu tamanho (largura, altura e diâmetro em polegadas), seu modelo de construção e limites de uso (índice de velocidade, carga e data de validade).

Código DOT

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O que é Código DOT?

Significa “Department of Transportation.

É um conjunto de 12 à 14 dígitos com letras e números com informações sobre o PNEU.

Se o Pneu do seu carro tem esse código, significa que ele está regulamentado de acordo com as normas do Departamento de Transportes Americano.

É uma marcação legal requerida em muitos países para a venda de pneus. DOT significa que os pneus atendem ou excedem os determinados padrões de segurança.

Como ler o Código do Pneu DOT?

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O código DOT é “separado” em quatro conjuntos, o primeiro, os três primeiros dígitos, informam o número da “fabricante”.

O código da Continental, por exemplo, é 165. O código da Pirelli é 98.

Esse código é o mesmo em todo o mundo.

O segundo conjunto, são os números de tamanho do Pneu.

O terceiro é um Grupo de Símbolos Opcionais do Fabricante (Para identificar a marca ou outras características importantes do pneu).

O quarto e último é o mais importante, pois informa a data de fabricação do pneu.

Pneu tem data de validade?

Sim. A maioria, 5 anos a partir da data de fabricação.

Como saber a data de validade do Pneu?

Basta verificas os últimos dígitos do código DOT.

Os dois primeiros indicam a semana e os dois últimos o ano.

Por exemplo, o número 1915 indicaria que o pneu foi fabricado na 19ª semana de 2015.

Neste caso, a data de validade encerra na 19ª semana (maio) de 2020.

Como entender os números e letras no Pneu?

Para ficar mais fácil de entender os números e letras do Pneu, podemos separar eles em:

  • Tipos de Pneus;
  • Altura e largura;
  • Diâmetro;
  • Banda de Rodagem x Sulcos;
  • U.T.Q.G.: Grau de desgaste, Temperatura, Tração;
  • Pneus Radiais;
  • Simétrico x Assimétrico;
  • Direcional;
  • Indicação de lado;
  • Índice de carga e índice de velocidade;
  • T.W.I. (Tread Wear Indicator – Indicador de Desgaste da Superfície de Rolamento);
  • M+S (Mud & Snow) and Snowflake Marking.

Tipos de Pneus

Além das informações apresentadas, existem modelos de pneus que possuem uma letra antes da sequência de números e letras que explicamos no tópico anterior.

Essa letra inicial tem como objetivo mostrar uma aplicação direcionada para cada tipo de veículo, para que você entenda melhor, acompanhe a lista abaixo:

  • P: “Passeio” – ideal para carros de pequeno porte e de passeio;
  • LT: “Light Truck” – ideal para vans, furgões, caminhonetes e SUV’s;
  • ST: “Special Trailer” – ideal para reboques, carretinhas e outros tipos de trailers;
  • T: “Temporário” – são mais finos e leves e usados como pneus reservas para uso temporário.

Todas essas informações estão nos pneus das mais diversas marcas presentes no mercado automotivo, possuindo pouquíssimas diferenças, devido à importância destes dados que são fundamentais para que o motorista seja capaz de escolher o pneu certo para o seu carro.

Largura

A relação entre altura e a largura do pneu é em porcentagem.

As marcações /50, /60, /70 mostram que a altura do pneu equivale a uma determinada % da largura do mesmo.

Por exemplo: a inscrição 250/50 “16 indica que a altura tem 50% da largura do pneu.

Exemplo: essa primeira informação corresponde à largura em mm, ou seja, 225mm ou para facilitar, ele possui 22,5cm de largura. Essa largura faz referência à banda de rodagem.

Altura

Indica o tamanho da parede lateral do pneu (perfil) em porcentagem (%), portanto, esse número significa 50%.

Para transformar essa porcentagem em milímetros, você deve multiplicar a largura da banda de rodagem (225mm) pela porcentagem descrita (50%), ou seja, “225mm x 0,50” e o resultado será 112,5mm. Com essa conta você consegue descobrir qual é o tamanho do perfil do pneu.

Diâmetro

diâmetro de um pneu é medido em polegadas e determinado pela medida diagonal entre as extremidades do diâmetro interno.

Cada polegada tem 25,4 mm. Ou seja, se a peça apresenta o número 15, significa que tem 381 mm.

As medidas mais comuns variam entre “10 e “22,5.

Esse número mostra a medida interna do pneu através de “polegadas”, sendo assim, o pneu do exemplo tem 17 polegadas de diâmetro.

Com essa informação você descobre se ele é compatível com o aro do seu carro e evita comprar um pneu que não encaixe corretamente.

Banda de rodagem x sulcos

Os sulcos dos pneus são canais esculpidos na banda de rodagem da borracha na parte que mantém contato com a pista.

Em dias de chuva, a água da pista entra por estes canais e é expelida por baixo do pneu, mantendo a estabilidade e a segurança do veículo na estrada.

U.T.Q.G. (Uniform Tyre Quality Grading – Classificação de Qualidade de Pneu Uniforme)

O UTQG é um padrão definido pelo DOT dos EUA para classificação dos desempenhos de pneus nas áreas de DESGASTE DA SUPERFÍCIE DE ROLAMENTO, TRAÇÃO e RESISTÊNCIA À TEMPERATURA.

Ele se aplica apenas a pneus de carro com um diâmetro de aro de 13″ e superior, mas não a pneus de inverno.

Grau de desgaste

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O grau de desgaste da superfície de rolamento (treadwear) é uma classificação comparativa baseada na taxa de desgaste do pneu quando testado sob condições controladas em um teste público específico.

Por exemplo, um pneu graduado 150 desgastaria uma vez e meia no teste público em relação a um pneu graduado 100.

O desempenho relativo dos pneus depende das condições reais de seu uso, entretanto, podendo diferir significativamente da norma devido à variações nos hábitos de direção, serviços realizados e diferenças nas características e clima da estrada.

Temperatura

É medida em testes de laboratórios, que simulam o pneu na cidade e rodovias.

O objetivo é mensurar a temperatura em que ocorre a degradação da peça.

temperature é expresso pelas letras A, B e C. A corresponde ao índice mais alto.

Tração

É a aderência do pneu em uma pista molhada, medida através da frenagem em uma pista molhada e em linha reta.

Os graus de tração, dos mais altos aos mais baixos, são AA, A, B e C.

Esses graus representam a capacidade do pneu parar em estradas molhadas quando medida sob condições controladas em superfícies de teste público específicas de asfalto e concreto.

Um pneu marcado C pode ter um desempenho de tração insatisfatório. Cuidado: o grau de tração designado ao pneu é baseado em testes de tração do frenagem dianteira reta e não inclui características de aceleração, efeitos de canto, aquaplanagem ou tração de pico.

Pneus Radial x Diagonal

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Os pneus que apresentam a marcação “R” em sua lateral possuem um alinhamento radial de cordas dentro do pneu.

Ele possibilita maior resistência na rodagem sob velocidades elevadas, melhor aderência e um maior conforto na condução.

No caso, “R” significa “Radial”, atualmente a maioria dos pneus possuem construção radial, mas existem pneus com construção “diagonal” e sua letra corresponde é o “D”.

Simétrico

É caracterizado por uma seta, a qual o lado específico para montagem. Geralmente esses pneus são para uso em pista seca, pois a borracha tem maior aderência quando entra em contato com o solo.

Assimétrico

Os pneus assimétricos são exclusivamente para uso em pista molhada, pois os sulcos são fabricados para o escoamento de água, sendo mais resistentes à aquaplanagem.

O desenho da banda de rodagem é diferente, sendo a metade de um jeito e o restante em outro formato.

Direcional

É definido por um desenho padrão na banda de rodagem para que rode no veículo em uma única direção.

Indicação de lado

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É definido por uma nomenclatura “outside” na parte que tem que ficar na parte externa.

Certificação do Inmetro

Os pneus aprovados pelo Inmetro (Instituto Nacional de MetrologiaNormalização e Qualidade Industrial) garantem um padrão mínimo de desempenho.

Índice de carga

É o peso máximo suportado sobre cada pneu.

Existe uma tabela padrão que relaciona a capacidade de carga do pneu e sua pressão de ar, conforme a imagem abaixo.

Ou seja, se um pneu possui índice de carga de 70, não pode suportar mais que 335 kg para que se mantenha em bom estado.

Daz menção ao índice de carga em “Kg”, ou seja, através dele você descobre qual o peso máximo suportado pelo pneu.

Esse índice é dado por unidade, sendo necessário realizar a soma do jogo para saber o peso que o conjunto irá suportar. Esse índice possui uma tabela padrão de correspondência.Em nosso exemplo; 94 refere-se a 670Kg/pneu.

Índice de pesoPeso em kgÍndice de pesoPeso em kgÍndice de pesoPeso em kgÍndice de pesoPeso em kg
20805521879437101825
22855821880450102850
24855924381462103875
26906025082485104900
281006125783487105925
301066226584500106950
311096327285515107975
3311564280865301081000
3512165290875451091030
3712866300885601101060
4013667307895801111090
4114568315906001121120
4215069325916151131150
4416070335926301141180
4617071345936501151215
4717572355946701161250
4818073365956901171285
5019074375967101181320
5119575387977301191360
5220076400987501201400
532067741299775
5421278425100800

Índice de velocidade

A mesma coisa vale para a velocidade máxima que um pneu deve rodar. Abaixo a tabela com os símbolos x velocidade máxima permitida.

É a referência ao índice de velocidade, através dessa letra você pode ver a velocidade máxima suportada pelo pneu. Esse índice é padrão e também possui uma tabela. Em nosso exemplo o V corresponde a uma velocidade máxima de 240Km/h.

Índice de velocidadeVel. em km/hÍndice de velocidadeVel. em km/hÍndice de velocidadeVel. em km/h
A15D65Q160
A210E70R170
A315F80S180
A420G90T190
A525J100U200
A630K110H210
A735L120V240
A840M130ZR>240
B50N140W270
C60P150Y300

T.W.I. (Tread Wear Indicator – Indicador de Desgaste da Superfície de Rolamento)

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O TWI é um recurso de segurança importante que permite mostrar facilmente quanta superfície de rolamento resta no pneu a ser utilizada.

Barras de borracha estreitas são moldadas numa altura de 1,6 mm (2/32″) na parte inferior das ranhuras da superfície de rolamento. Quando os desgastes da superfície de rolamento atingem essas barras, o pneu deve ser substituído.

M+S (Mud & Snow) and Snowflake Marking

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Pneus de inverno, também chamados pneus de neve, tempo frio ou térmicos e identificados pela marcação M+S (Mud&Snow – Lama e Neve) existente na lateral dos pneus junto com o desenho de uma montanha com um floco de neve.

Legalmente a marcação M+S sozinha é suficiente para identificar um pneu de inverno, mas a indústria de pneus tem adotado a marcação de floco de neve para diferenciar os pneus de inverno reais (M+S e flocos de neve) dos pneus de toda estação (apenas M+S).